RICARDO CONFESSORI

Ricardo Confessori iniciou sua vida musical estudando piano clássico durante quatro anos, mas depois de ouvir sons do Rush, Deep Purple, Led Zeppelin etc, Ricardo se decidiu pela bateria, aos 13 anos de idade. Desde então o músico nunca mais deixou de estudar e de estar em contato com seus instrumento o máximo de tempo possível, dicas do próprio baterista quando perguntado sobre o assunto.

Ricardo fala com a propriedade de um dos grandes bateristas atuais, reconhecido mundialmente por diversos músicos e revistas especializadas em música e instrumentos musicais. Seu primeiro trabalho como músico profissional foi na banda Garcia & Garcia. Gravou o álbum “Mr. Fire” em 1990. Este disco hoje em dia é uma relíquia para os colecionadores. Depois da dissolução da banda, ingressou no grupo Korzus em 1992, onde permaneceu por um ano e meio. Durante esse período realizou uma série de shows e acabou por se desligar do grupo por divergências com a gravadora. Imediatamente após sua saída, em 1993, recebeu o convite para assumir o posto de baterista do Angra, durante as gravações de “Angels Cry”, A partir daí, Ricardo torna-se mundialmente conhecido.

Não só por mesclar outros ritmos como salsa, merengue, baião etc. ao heavy metal, mas também pelo jeito singular de tocar, extremamente técnico, preciso mas sem esquecer do feeling e da versatilidade, que são a marca do musico até hoje. No Angra, Ricardo gravou o antológico “Holy Land”, de 1996, um disco conceitual cheio de ritmos brasileiros que certamente é um marco na historia do rock pesado brasileiro. Ainda com o Angra, o baterista gravou o álbum “Fireworks”, de 1998, que rendeu os singles “Rainy Nights” e “Lisbon”, o ao vivo “Holy Live” (1997), o disco “Freedom Call” (1996) e o EP “Evil Warning” (1994). Em 2000, três músicos deixam o Angra, entre eles, Ricardo.

A partir daí dois longos anos de espera até o lançamento do primeiro álbum do Shaman: “Ritual”, distribuído em mais 15 países e um sucesso tão absoluto que ainda rendeu um CD/DVD ao vivo intitulado “Ritualive” (2003). “Reason”, segundo álbum da banda foi lançado em 2005 e a turnê passou por todas as regiões do Brasil e diversos países da América Latina.

Após um ano difícil e de muitas mudanças, o Shaman anuncia um novo álbum já gravado, com lançamento previsto para setembro de 2007. Em 2007 estes novos integrantes juntamente com Ricardo Confessori gravaram o CD Immortal, lançado em setembro do mesmo ano. Com a Immortal Tour, a nova formação do Shaman passou por quase todo o Brasil e parte da América Latina. Em 2008 gravaram para um público de quase 20 mil pessoas, o novo DVD intitulado AnimeAlive, lançado em meados de 2009, celebrando a bem sucedida tour de divulgação do CD Immortal. Também em 2009, o Shaman foi headliner do Masters of Rock, na República Tcheca, juntamente com a GOCMAN Orchestra, registrando um marco na história do Heavy Metal Brasileiro: O Shaman foi a primeira banda a se apresentar e gravar um DVD junto com uma orquestra.

Em 2009 Ricardo volta a integrar a banda que o introduziu ao meio, o Angra e grava o álbum “Aqua”, lançado em 2010. Sai em tour pelo Japão, China, Europa. Para 2010, o Shaman vem com CD novo “Origins”, novos shows e muitas novidades. Com o Angra, toca no palco Sunset no Rock in Rio.

Em 2012 o músico se firma como coordenador do curso de produção musical no EM&T Campinas e São Paulo, além de continuar a fazer shows e workshops pelo Brasil. Lança seu método para bateria “BATTERING”, usado em diversas escolas de música do Brasil.

Continua seu trabalho como produtor, lançando em 2013 mais 2 bandas: Salamanders (PR) e Divine Wings (SP). Em 2013 e 2014 Faz a grande turnê “Angels Cry 20th Anniversary tour” com Angra, passando por Brasil, Japão, Argentina, Mexico, Paraguay, Peru e Europa, num total de mais de 50 datas, e lança o DVD homônimo mundialmente. Em 2015 até hoje viaja o Brasil todo pela Yamaha fazendo mais de 40 workshops todo ano.

Em 2016 monta a banda Confessori, com músicos renomados que acompanham Warrel Dane (vocalista NeverMore – USA) como Thiago Oliveira e Fábio Carito.

Em 2017 sai em turnê com o Massacration “a volta”, como o “Perro Loco”, o baterista mascarado e grava o DVD Live Metal Espancation em SP.

Em 2018 volta com a banda Shaman com a formação original para um reunion, esgotando todos ingressos 3 meses antes do show de São Paulo na Audio.

Em 2019 Confessori continua a super bem sucedida turnê de reunião com o Shaman, produzindo bandas e também ministrando workshops por todo o Brasil.

http://www.ricardoconfessori.com


TOP